Friday, February 02, 2007

São 10 anos

Já são 10 anos. Hoje dia 02/02/2007 interam 10 anos da morte em um acidente do grande maestro Chico Sciense.
Se alguém soube como empurrar a cultura brasileira num levante antropofágico que nos fez dar uma virada interna e esquecer um pouco da ubber Seattle com seu grunge, esse alguém (não só ele) foi Chico.
Vindo de olinda, frequentador da periferia, com a musicalidade sempre associada ao hip hop, Sciense, ao reinventar o rock, o rap e o pop, com sua piatada de maracatu (pitada é bondade minha, pois foi muito tempero), mostrou que é das nossas raizes que ressurge a erudição. Não que nunca tivessemos tido essa sacada, porém numa época de conjuntura pop, entrada globalizada, samples e o universo americando invadindo o Brasil, quem mais fez barulho (mal sabem o orgulho que tenho em falar isso) foram os renegados tropicalistas modernos que vieram da destruida recife, para reinar nos centros musicais do sudeste, como rio, belo horizonte são paulo.
O movimento mangue que originou essa reviravolta musical é pai de todos os ritmos, som de todas as classes e barulho de todas as cores.
Claro que hoje o céu acordou mais azul, o sol veio brilhar mais uma vez, e a tão esperada chuva de final de tarde já está marcada, para depois dançarmos maracatu, sampa e hip hop.
Claro que meu sentimento no dia de hoje seria escutar o da lama ao caos e o Afrociberdelia todo, gritandom e sentindo cada batida de tambor, timbre da guitarra, palavra dita e até as não ditas.
Hoje é dia de se enterrar na lama, escutar dub e hip hop, dançar, pular!
São 10 anos de muita luta para conquistar a critica, o mundo e o resto do país, são 10 anos.
São 10 anos, 10 anos de tomadas de decisões sozinhos, 10 anos de mudança de som, de swing, de ideais. São 10 anos.
São 10 anos de muito esforço, 10 anos rompendo barreiras, 10 anos de muita luta.
São 10 anos.
São 10 anos sem Chico, 10 anos sem Chico, 10 anos. Chico, Chico, Chico.
Que nas oferendas a Iemanjá de hoje, vá meu afeto, meu respeito e minha cega obediencia aos mandamentos mague. Sou mangueboy, tardio, mas sou.
Chico, Chico, queisera eu ter podido desfrutar de sua inteligencia, irreverencia, maestria antes. Chico Sciense, Chico Sciense, Chico Sciense.
Salve.

-------------------------------------------LUTO-----------------------------------------------

No comments: