Thursday, March 22, 2007

Tempo tempo tempo tempo.

Walter Benjamin analisa a modernidade sobre a caótica relação ciclica que incide sobre os costumes sociais - que vão desde do indivíduo blasé até os arquétipos citadinos.
Toda essa trasnfiguração decorre de um elemento chave: o tempo.
Chegamos onde queriamos: o tempo. O que é afinal o tempo? Em O tempo na casca de noz, Stephen Hawking tenta nos explicar a complexidade da temporalidade e abre espaços para discussões como dejavú e processos de aceleração do tempo. Baudrillard já tem o tempo como fenomeno da pós-modernidade. Instrumento instituido na revolução industrial, como coisas do tipo: hora de trabalho e posteriormente mais valia, que transformaram o tempo em dinheiro.
O que nenhum estudioso foi capaz de explicar é o que chamos de saudades e atribuimos empiricamente sua causa ao tempo. Digo ao tempo. Não a distância. A distância não é fator fundamental. Não no meu caso.
o tempo é maior dos senhores causadores do mal do século. e profundo subjulgador da saudade.
A verdade é que sinto tanta falta de tanta gente. Ando só. Falta um colo para eu chorar minhas coisas choráveis e faltam pessoas para eu abraçar, contar minhas coisas e suplantar minha felicidade.
Ah. é um sofrimento. saudade. como doria o poeta saudae é uma doença matadeira.

logo rezo ao tempo:

Oração ao tempo

És um senhor tão bonito
Quanto a cara do meu filho
Tempo tempo tempo tempo
Vou te fazer um pedido
Tempo tempo tempo tempo

Compositor de destinos
Tambor de todos os ritmos
Tempo tempo tempo tempo
Entro num acordo contigo
Tempo tempo tempo tempo

Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
Tempo tempo tempo tempo
És um dos deuses mais lindos
Tempo tempo tempo tempo

Que sejas ainda mais vivo
No som do meu estribilho
Tempo tempo tempo tempo
Ouve bem o que eu te digo
Tempo tempo tempo tempo

Peço-te o prazer legítimo
E o movimento preciso
Tempo tempo tempo tempo
Quando o tempo for propício
Tempo tempo tempo tempo

De modo que o meu espírito

Ganhe um brilho definido
Tempo tempo tempo tempo
E eu espalhe benefícios
Tempo tempo tempo tempo

O que usaremos pra isso
Fica guardado em sigilo
Tempo tempo tempo tempo
Apenas contigo e comigo
Tempo tempo tempo tempo

E quando eu tiver saído
Para fora do teu círculo
Tempo tempo tempo tempo
Não serei nem terás sido
Tempo tempo tempo tempo

Ainda assim acredito
Ser possível reunirmo-nos
Tempo tempo tempo tempo
Num outro nível de vínculo
Tempo tempo tempo tempo

Portanto peço-te aquilo
E te ofereço elogios
Tempo tempo tempo tempo
Nas rimas do meu estilo

3 comments:

Anonymous said...

" tempo,tempo, mano velho..." patu Fu, essa musica marcou a minha infancia e minha amizade com o Lázaro.
Incrivel msm, tão perto no que diz respeito a distancia mas mta saudade...Tbm ando me sentindo só.
é estranho, mas as vezes eu gosto.
só as vezes.

Felipe Dib Boufflers said...

pato fu!

eu amo pato fu
e a poesia deles XD

belo texto!

Cezar Augusto said...

na verdade todos ligam tempo ao pato fu, mas essa poesia é de caetano veloso.