Wednesday, November 21, 2007

Chaise Nier

Chaise estruturada em madeira certificada através de nova técnica de marcenaria onde a relação entre os cortes determina o grau de curvatura sem a necessidade de fixação e cobrimento.

Dessa forma a chaise ganha resistência e uma aparência diferenciada, prezando pela simplicidade e um minimalismo quase lúdico em sua formatação. Pensada inicialmente como uma poltrona, passando para uma cadeira de balanço e finalmente ganhando a formatação de uma chaise, o desenho, conformado em função das características espaciais da forma que o originou, preza por curvas sensuais que funcionam ergonomicamente. Marcada no traço por uma continua linha orgânica curvilínea que se conforma como um símbolo infinito que prende o olhar do usuário, a chaise nier também tem em seu apoio uma saída curiosa à condição da forma inicial.

Como a forma inicial tinha um rasgo circular que chamou muita atenção do grupo, uma das condições do projeto é que permanecesse o furo indiferente ao formato que o produto teria. Numa engenhosa saída, o apoio estruturado em aço inoxidável (ou como opção em aço escovado) revela um arco que serve de pé que remete ao rasgo circular da forma, vazado e criando um ponto de equilíbrio tanto físico como visual.

Com estofamento em couro legítimo ou numa saída ecológica, utilizando fibras naturais, o conforto é garantido pela macies do tecido e pela forma que lembra as curvas do corpo humano.
O nome Nier é uma homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer e seu centenário, e evocado nas formas curvas e sensuais da Chaise.











































Claro, não é assim algo tão fenomenal, mas ficou entre patricia Urquiola e Phillip Starck (não sabe quem são? http://www.architonic.com/ ) Mas meu professor vai apresentar a um amigo e disse que tem chances muito grandes dele se interessar e produzir. Estou muito orgulhoso, não é todo dia que se cria algo interessante.
Claro é apenas um protótipo em papelão microondulado e EVA, e base em aluminio, mas ficou bonitinho...
Minha chaise pra vcs...





















No comments: